Carolina Oda

CarolinaOda

NOME: Carolina Oda
IDADE: 28
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: São Paulo/SP
FORMAÇÃO: Gastronomia
ATUAÇÃO NA CERVEJA:  Consultora / Sommelière do Ici Brasserie / Gerente de Cerveja da Cia. Tradicional de Comércio / Professora do Science of Beer
BLOG/SITE: http://www.carolinaoda.com/
TWITTER: https://twitter.com/Carolina_Oda
FACEBOOK: http://facebook.com/Carolina Oda
INSTAGRAM: http://instagram.com/carolinaoda

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Porque me lembro da surpresa quando provei e porque foi a melhor do julgamento todo na minha mesa no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2014 em Blumenau, voto na Cirilo Coffee Stout da Seasons.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Pelo conceito Session, que espero que cresça mais e mais, já que eu bebo cerveja pelo gosto e não pelo efeito do álcool, e porque quando ela está boa e fresca é realmente muito boa, fico com a Wäls Session Citra. Lembro que foi a cerveja que mais tomei no calor de Blumenau durante o festival.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Essa eu vou ter que pular. Não consigo me lembrar de uma boa Weiss nacional que tomei nos últimos tempos. Já é difícil eu beber uma Weiss, sem ser alemã então…

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Poderia muito bem votar numa de grande cervejaria. Falem o que quiser, mas se tem algo em que elas são imbatíveis é no padrão. E isso tá faltando bastante em grande parte das cervejarias daqui, onde cada lote é uma surpresa. Não tomei muitas Lagers nacionais esse ano, mas uma que me veio à mente agora foi a Dama American Lager 2014, que tomei no festival de BH. Tava bem boa!

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Liefmans Goudenband. Envelhecida então… Das melhores da vida!

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Ayinger Celebrator. Complexidade, textura, sabor… Demais!

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
Acho que foi o ano das Sours e Sessions.

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Hoegaarden, na promoção por uns R$3 e pouco então… Vai que vai!

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Meu queridinho continua sendo o Vedett.

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Vou colocar os melhores como os que mais gosto de ir botecar: Frangó e Sagarana.

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Essa pergunta tá parecendo mais prêmio da Veja, haha. Vou considerar o chope mais bem cuidado. Sendo assim, fico com a Cervejaria Nacional.  Brewpub tem suas vantagens!

9) Melhor cerveja caseira
Julguei uma centena no campeonato de cervejeiros caseiros do Uruguai. Não me lembro de ter tomado muitas além dessas. Então, fica a melhor a que ganhou medalha de ouro por lá.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Queria muito que viesse a New Belgium e pelas mãos de alguém que trabalhasse bem a marca. Eles são empresa B, que não usam somente o lucro como medida de sucesso, mas também o impacto socioambiental. Seria ótimo trazer e dar uma levantada nesse assunto tão importante e nada falado por aqui.

11) Melhor blog ou site cervejeiro
Ai! Difícil. Vou no primeiro que lembrei. O site da Vedett é bem bonito e legal. E ainda tem a brincadeira de mandar sua foto para que ela apareça num rótulo por aí. De blog, gosto dos que não têm  rabo preso, emitem opinião, são ponderados, informativos, que trazem matérias exclusivas…

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira
Achei lindo o novíssimo Júpiter Lager.

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Ixi… São tantas! Mas a harmonização do ano foi: Gorgonzola e maçã verde com calda de chocolate branco acompanhando a North Coast Old Rasputin. Ela está em todas as aulas de harmonização que fiz e entre as favoritas de todos os alunos.

14) Melhor evento cervejeiro nacional
Gosto muito da ideia dos Beer Weekends do bar da Brewdog. Descontraído, na calçada, público em geral e não só geek cervejeiro, boa comida… Tudo de bom!

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
Lançamento da linha nova da Bohemia. A Ambev tem a força de educação e popularização de estilos de cerveja que nem todos os artesanais juntos podem ter. Botecar em diversas esquinas pelo Brasil podendo escolher entre Wit, Blond e IPA é um avanço gigante! Ainda temos muito a quantificar para depois qualificar. Primeiro precisamos de muita gente que saiba que existem diversos estilos de cerveja. Depois, esses vão provando, se familiarizando e caçando o seu caminho e suas preferências, fazendo o mercado todo crescer.

16) Melhor fato cervejeiro
Restaurantes investindo cada vez mais numa boa oferta de cerveja. Ainda tem pouco lugar pra comer e beber muito bem, mas que bom que isso tem mudado.

17) Pior fato cervejeiro
Banalização da profissão do sommelier. O mundo da cerveja foi o grande responsável pela “orkutização” do sommelier. Não existe curso de fotógrafo. Existe curso de fotografia. Mas aí colocaram o nome dos cursos de “sommelier de cervejas”, tendo ele 15 dias ou 4 meses, e um monte de gente sai falando que é sommelier só porque aprendeu sobre cerveja. Essa bandeira eu já levanto faz tempo e levantarei pra sempre. As pessoas têm que sair da ignorância. Um curso não te dá uma profissão. Ele te dá informação. Sommelier é profissão, cargo oficial, regularizado e sancionado. O curso pode te tornar um médico que entende de cerveja, um advogado que é um ótimo degustador, ou seja, um super zitófilo (tipo enófilo, mas num termo que, infelizmente, não pegou). Mas curso nenhum te dá uma profissão. Afinal, profissional só é aquele que trabalha, que se ocupa de tal função.

18) Previsão cervejeira para 2015
Mais trabalho e conceito de marca. Colocar a cerveja na prateleira e esperar que ela venda sozinha funcionará cada vez menos.

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
Se for pra falar artesanal, no sentido de produto feito sem ajuda de meios industriais, acho que só a feita em casa é artesanal. Seja Chapinha ou seja Petrus, tudo é vinho. Seja 51 ou seja Weber Haus, tudo é cachaça. Por que na cerveja querem uma categoria? Cerveja é cerveja.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
Nossa. Impossível responder essa pergunta. Vejo tanta gente ralando, se dedicando pela cerveja… Donos de bar, jornalistas, cervejeiros, blogueiros, professores… Não tem como falar de uma pessoa só. Tem muita gente fazendo a sua parte.

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Degustar de tudo: todas as outras bebidas e todas as comidas possíveis. Já ouvi algumas pessoas falando que tal curso não ensinou a degustar, mas não teria nunca como. Repertório de degustação não se ensina. Só comendo e bebendo muito, muito. Isso ajuda na análise sensorial e na criação de harmonizações.

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?
Se sustentar é muito relativo. Já trabalhei em bar cervejeiro, importadora de cerveja e como autônoma e só consegui não sair da área e me sustentar porque moro com meus pais, não pago aluguel, não tenho filhos, tenho casa, comida e roupa lavada garantida. Se não fosse assim, alguma coisa teria que ter mudado na minha vida nos últimos anos, seja o trabalho ou seja o estilo de vida. Costumo dizer que existe uma ilusão cervejeira muito grande. A gente vê matérias falando que o salário inicial é coisa linda e que tá faltando muito profissional no mercado, fica sabendo de um monte de gente que quer largar o trabalho e ir viver da cerveja… Pessoal acha que tá fácil viver disso só porque as prateleiras estão cheias de cervejas.  Sinto informar, mas se a realidade é próspera assim, não conheci ninguém ainda que concorde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s