Alexandre Ratinho

AlexandreRatinho

NOME: Alexandre Ratinho
IDADE: 32
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: São Paulo (SP)
FORMAÇÃO: Graduado em Publicidade, supervisionei por 4 anos uma agência experimental dentro de uma universidade e paralelamente  concluí uma pós-graduação em gestão de marcas (Branding). A vontade de realizar um sonho e ter a vivência mercadológica empreendedora me fizeram “congelar” os próximos passos no mundo acadêmico – me joguei no mercado cervejeiro. Hoje, idealizo a marca MyBeer, resultado de um trabalho de conclusão da minha MBA.
ATUAÇÃO NA CERVEJA: Sócio-fundador da empresa EQUIPAMENTOS MY BEER .
BLOG/SITE: http://www.mybeer.com.br
TWITTER: http://www.twitter.com/mybeergroup
FACEBOOK: http://www.facebook.com/mybeergroup
INSTAGRAM:  http://www.instagram.com/mybeergroup

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Cafuza Imperial India Black Ale.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Hop Lovers Imperial IPA, da Cervejaria Serra de Três Pontas.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Backer Exterminador de Trigo.

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Wäls Stadt Jever Extra Lager.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
8 Wired iStout.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
961 Beer (Gravity Brewing)

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
Difícil esta… Bem, procuro sempre mesclar os estilos de mais preferência, entre as de trigo, Pale Ale, IPA e Stout . Portanto não sei mencionar um só, no geral, sempre estive  muito feliz….rs

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Complexo este ponto, mas tentarei ser o mais objetivo e claro sobre o assunto. Acredito que qualidade é premissa básica pra todos os envolvidos (direta e indiretamente) e eu busco por isso, mas às vezes sou surpreendido negativamente com a qualidade. Me refiro mais aos chopes (refrigeração; limpeza; serviço em geral). Atualmente, tenho dado preferência a lugares com câmara fria, e ao contrário disso, estabelecimentos com demanda altíssima (menos exposição dos kegs à temperatura ambiente). Se o defeito é de fábrica, favor não distribuir. Se a qualidade está desde a distribuição ao ponto de venda, revejam os serviços. Respondendo a pergunta, eu consumo bastante APA da Júpiter. Em dezembro de 2014, na cervejaria Ideal (em Perdizes, SP), tomei vários chopes desta marca, e fazia tempo que não sentia aquele frescor. Quanto aos preços, depende muito de cada estabelecimento. Tenho reparado também nos volumes dos copos ofertados e na somatória de cada atributo, principalmente a refrigeração.  Alguns lugares “top of mind” neste quesito custo X qualidade são DeBruer, Capitão Barley e Cateto Artesanal ( double chope) . Se nos “taps” tiverem Júpiter ou DAMA IPA, com certeza estarei por lá….

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Como citei acima, chopes frescos são os meus preferidos, independente dos estilos e com certeza darei prioridade aos nacionais.

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Bom, o Cateto Comer e Beber Artesanal criou comigo um vínculo afetivo. Além da cerveja, muitas amizades, queijos e embutidos artesanais brasileiros, música boa, lugar aconchegante e o melhor, localizado na Zona Leste. Obrigado por estarem aqui, eu não preciso atravessar a cidade em busca de algo similar.

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Farei referência à última experiência, ela foi bem marcante e espero que os envolvidos continuem sempre em busca do melhor – Cervejaria Ideal. Agora, com base nesta pergunta, em 2015 vou me atentar mais a este ponto. Com certeza existem outros lugares…

9) Melhor cerveja caseira
Neste ponto, não posso deixar de citar meu pai. Se não fosse o hobby dele, hoje talvez eu não estivesse neste meio. Ele começou em 1981, um ano antes de eu nascer – talvez, nos intervalos das degustações, ele e minha mãe cultivaram mais uma “semente” e deram origem à minha pessoa (risos). Em fim, a melhor cerveja é dele, seja qual for o estilo, gosto de todas e sei que foram feitas com muito, mas muito carinho. Tudo bem, se for pra ressaltar a minha preferida, gosto da Stout com dry hopping maturada com chips de carvalho.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Não sei dizer (estou estudando mais sobre cervejas desconhecidas por mim); e se eu jogar no google? Não vai ser legal (rs).

11) Melhor blog ou site cervejeiro
Pela quantidade de informações atualizadas, desde os rótulos das caseiras, as ciganas e as microcervejarias, nacionais e internacionais, nos inúmeros eventos , entre tantas outras abordagens, acesso bastante o All Beers. Um outro blog que merece meu destaque, com um propósito “informativo-divertido”, é o Beercast Brasil.

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira
Gosto muito dos trabalhos de alguns profissionais. Vou destacar três deles, o casal Bruno Couto e Yumi Shimada e o artista Ciro Bicudo. São linhas diferentes, mas com grande personalidade. A reformulação dos rótulos e marca da cervejaria 2Cabeças (pelo casal), e o logotipo e toda identidade visual da cervejaria Cathedral (Ciro). Trabalhos Sensacionais !!!

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Queijos ou hambúrgueres diversos com cervejas diversas. Hummmm…..Mas gosto muito de Imperial Stout com brownie.

14) Melhor evento cervejeiro nacional
Na minha opinião, o desafio está em manter “a grandiosidade de um pequeno evento dentro de uma grande estrutura”. Vou citar três que me marcaram quanto algumas premissas, o IPA Day 2013, o primeiro aniversário do Cateto Artesanal e o primeiro Festival de Cervejarias Ciganas idealizado pela Cervejaria Suméria, ambos em 2014.

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
Acho que neste quesito consigo destacar algo “técnico” da MyBeer, assunto da minha “ossada”. É uma abordagem diferente da maioria dos outros jurados, mas que para mim possui um grande peso. A MyBeer lançou uma novidade em fevereiro de 2014, no A Pint with the Queen: os equipamentos de 15/30 L ou 30/60 L. Trata-se de um propósito totalmente diferente do importado, mas com certeza um projeto de muita personalidade e ousadia. Com pouco menos de 18 meses de projetos e testes, lançamos, fabricamos e somos a primeira empresa a ofertar um single-vessel completamente diferente de qualquer outro existente no mercado nacional e internacional. Muito antes da crise hídrica em SP, já pensávamos em reaproveitar a água e consequentemente ter menos desperdício e maior eficiência térmica no resfriamento. Assim adicionamos um trocador de calor a placas da marca sueca Alfa Laval, com um sensor instalado dentro do mesmo para monitorar a temperatura de saída do mosto para o fermentador através da tela touch-screen (interface touch não vista em nenhum outro equipamento para cervejeiros de nano, pequeno e médio porte até o surgimento da MyBeer). Por se tratar de hobby, o equipamento precisava proporcionar prazer, e esta foi nossa espinha dorsal. Assim destacamos o design que favorece na ergonomia juntamente com o guincho-amigo, segurança com sensor de nível e um painel robusto com base em normas. E muitos outros detalhes (faria uma lista) que você pode conferir em nosso site ou marcar uma visita em nossa empresa. Mas o que nos deixam muito felizes, é saber que influenciamos positivamente o mercado para equipamentos e que outras empresas além de ofertarem (mesmo que elas não citem a MyBeer), já estão mudando seus projetos.

16) Melhor fato cervejeiro
Saber que a cada dia surgem novos cervejeiros caseiros e permanecem inúmeros outros no hobby. Alguns se tornam cervejarias ciganas e outros se arriscam com suas microcervejarias. Tenho ficado surpreso pela quantidade de pessoas que discutem sobre este tema,  independente da classe social, raça ou escolaridade. Isso sim, para mim, têm sido um grandioso fato cervejeiro.

17) Pior fato cervejeiro
Primeiramente nossas legislações, já muito discutidas há meses. Também fico muito triste ao saber que alguém desistiu porque não encontrou mais fôlego no meio deste oceano turbulento conhecido como cerveja artesanal no Brasil.

18) Previsão cervejeira para 2015
Novos equipamentos surgirão, para diferentes volumes, e novas cervejarias também. Muitos eventos grandiosos e outros menores. Com certeza muitos outros rótulos estão por virem, entre parcerias estrangeiras e surgimento de novas cervejarias ciganas. Novos blogueiros, empreendedores e hobbistas. E também não será um ano fácil, nosso País não esta saudável – quanto a isso, as previsões não são nada positivas…. (medo).

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
Resultado de um amor entre o cervejeiro, a cultura e sua alquimia. Um líquido que, no mínimo, lhe proporcionará histórias, amizades, prazeres e muitos sorrisos.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
Na somatória de todos que de alguma forma contribuíram em suas diferentes áreas e refletiram positivamente na cultura cervejeira de nosso País, o resultado,  é um só: “Juntos somos mais fortes!”. Porém destaco alguns profissionais que acompanho e admiro: Cilene Saorin, os irmãos Calvalcanti da BodeBrown, Marcelo Carneiro da Colorado e o Victor Pereira Marinho.

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Uma mescla de todas estas, entre minha experiência, o profissional e pessoal, é preciso ser mais flexível, entender as diferenças, respeitar as opiniões e quebrar os inúmeros paradigmas da sociedade frente a este tema “cerveja artesanal “, ainda tão desconhecido aqui no Brasil.

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?
Como fabricante de equipamento, localizado na capital paulista, sofrendo com a mão de obra escassa, desqualificada ou “cara”, logística perturbada pelo excesso de trânsito, o comportamento e consumo somente pela força do preço e não da harmonia com o valor agregado, a falta de estímulos aos microempresários internos e importações a todo o vapor, impostos diversos, direitos trabalhistas desfavoráveis ao empresário, concorrência insustentável, entre tantos outros pontos, nos fazem rever a cada dia o sonho de empreender neste país tão esquizofrênico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s