Joselito Silva

JoselitoSilva

NOME: Joselito Neves da Silva
IDADE: 51
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: Vitória (ES)
FORMAÇÃO: Superior em Recursos Humanos e funcionário público aposentado
ATUAÇÃO NA CERVEJA: Artesanal para consumo próprio.
BLOG/SITE: http://www.zelitosilva.blogspot.com
TWITTER: http://twitter.com/zelitosilva
FACEBOOK: https://www.facebook.com/joselito.silva.73
INSTAGRAM:  http://instagram.com/silvajoselito

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Não votou.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil.
Gostei muito da Amnésia da Mistura Clássica. Álcool e amargor equilibrados e um ótimo aroma cítrico.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Bebo poucas Weissbier. Mas gostei da St. Gallen.

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Outro estilo que não curto muito mas fico com as da Bamberg.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil.
Pergunta de difícil resposta. Fico com a Red da Chimay.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil.
Fico com uma Bock da Brassal.

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
Disparado a IPA. 

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Gosto da qualidade e dos preços das cervejas da Colorado.

 7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil.
No meu estado não existe essa cultura de Chope, mas quando quero beber um bom chope subo a serra até Domingos Martins e para degustar um bom chope artesanal do meu amigo Daniel Lordello Buaiz em seu restaurante.

 8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Aqui tem poucos mas gosto do O’Frank Irish Pub do meu amigo Humberto Aguiar.

 8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Gostei do Chope do Sindicato do Chope na Tijuca (RJ).

9) Melhor cerveja caseira
Tomei muitas. Inclusive as minhas. Mas gostei de uma Ale que tomei num encontro cervejeiro aqui em Vitória feita pelo meu amigo Shanney Mileipe de Guarapari. Cerveja maravilhosa.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Não sei responder.

11) Melhor blog ou site cervejeiro
Gosto do Brejas.

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira
Achei criativo o da Petroleum feito pela Wäls.

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Gosto de carne de carneiro com IPA. Combina bem.

14) Melhor evento cervejeiro nacional.
A 1ª Expo Beer Capixaba foi um sucesso.

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
Gostei da rapaziada que está clonando a panela.

16) Melhor fato cervejeiro.
Os encontros que estão sendo realizados pelo Brasil.

17) Pior fato cervejeiro.
Aumento de 7% a 10% no PIS, Cofins e IPI para as pequenas cervejarias.

18) Previsão cervejeira para 2015.
Acho que as AcervAs irão crescer ainda mais em 2015.

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
Uma paixão.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
Em 2014 fiquei um pouco fora das noticias cervejeiras.

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Acho que mesmo que o artesanal não venda a sua cerveja ele deveria pelo menos bancar a sua produção fazendo cerveja com os insumos dos outros que curte tomar cerveja de boa qualidade. Os amigos compram os insumos e ficam com a metade da produção. Tenho feito isso. Logicamente que se um dia eu vir a produzir para venda esse método fica inviável pois terei dois trabalhos.

 22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?
Acho que sim. Vai da vontade e do trabalho de cada um.

Deixe um comentário