Tom Silva

TomSilva

NOME:  Tom Silva
IDADE: 37
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE:  São Paulo (SP)
FORMAÇÃO:
Cervejeiro Técnico/ Berufsschulle Mainspessart / Alemanha
ATUAÇÃO NA CERVEJA: Head Brewer, Les 3 Brasseurs – Brasil
BLOG/SITE: http://www.les3brasseurs.com.br/
TWITTER: https://twitter.com/Les3BrasseursBR
FACEBOOK: https://www.facebook.com/silva.tom.7
INSTAGRAM: http://instragram.com/3BBrasil

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Não votou.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Schornstein IPA.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Bamberg Weiss.

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Bamberg Helles.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Vedett.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Estrella Galicia.

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
Pale Ale.

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Cervejas da Bamberg.

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Nacional: Schornstein, Estrangeiro: Evil Twin.

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Bar: Empório Alto dos Pinheiros. Brewpub, nenhum, são todos iguais.

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Na cervejaria Mahrs em Bamberg, na Alemanha.

9) Melhor cerveja caseira
Além das minhas, nunca tomei cerveja caseira.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Blue Moon.

11) Melhor blog ou site cervejeiro
Acompanho quase nunca, por isso não sei qual é o melhor.

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira
Eu acho os norte-americanos bem artísticos, mas eu não me apego aos rótulos e procuro ir direto ao produto.

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Aquela que eu tiver vontade no momento, mas sou minimalista e prefiro petiscos e cerveja.

14) Melhor evento cervejeiro nacional
No Brasil evento cervejeiro é só pra vender cerveja a preços absurdos, todos são ruins.

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
A maior novidade são as cervejarias ciganas.

16) Melhor fato cervejeiro
O crescimento das pequenas fábricas e brewpubs no Brasil.

17) Pior fato cervejeiro
A falta de qualidade de insumos nacional e maquinário de terceira categoria que se encontra aqui no Brasil.

18) Previsão cervejeira para 2015
Com a alta do dólar e uma inflação pequena mas constante eu acredito que 2015 será um ano de cervejas mais caras e um crescimento menor do setor.

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
É a cerveja manufaturada, feita por um profissional capacitado e apto ao desenvolvimento do produto tendo como compromisso a qualidade ao invés da quantidade.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
Até onde eu sei é cada um pela sua cerveja ou cervejarias.

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Eu particularmente acho que algumas cervejarias ou mesmo brewpubs estão mais preocupados em produzir mil diferentes estilos ao invés de se especializarem em alguns e fazê-los bem feitos. Por isso onde trabalho procuro aperfeiçoar o produto ao máximo antes de partir para um outro estilo. Minha experiência pessoal.

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?
Apesar dos baixos salários e de pessoas não profissionais que se submetem a ganhar o mesmo que um faxineiro, ainda assim com muita luta por reconhecimento eu ainda consigo me sustentar como cervejeiro técnico.

Deixe um comentário

