Cristiano Winck

CristianoWinck

NOME: CRISTIANO WINCK
IDADE: 37
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: Novo Hamburgo e Porto Alegre (ou seja, na BR-116…rs)
FORMAÇÃO: MÉDICO VETERINÁRIO
ATUAÇÃO NA CERVEJA: CERVEJEIRO NA CERVEJARIA MANIBA
BLOG/SITE: http://www.maniba.rs (em construção)
TWITTER: não informou
FACEBOOK: http://twitter.com/cervejariamaniba
INSTAGRAM:  http://instagram.com/cristianowinck77

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Vou votar numa cerveja que me trouxe muita satisfação: Maniba Black Metal IPA.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Embora a fábrica da Maniba não seja no Anchieta, me considero Anchietano! A lista das cervejarias que fazem IPAs é de peso: Lagom, Seasons, Irmãos Ferraro, Baldhead, Babel, Tupiniquim…  Como é o meu estilo preferido vou votar em mais de uma: Leif Imperial IPA do Lagom, GreenCow Seasons, CaturrIPA IF e Kojak do careca. Quer mais ou está bom assim!

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Alenda Bier é uma cervejaria de Morro Reuter que só faz weissbier.  Última vez que contei eram 10 cervejas de trigo. Eu prefiro a Rauchweizen.

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Double Vienna da Morada. Mandaram muito bem! Mas não consigo votar em uma só.  A Bohemian Pilsener do Hidden BrewPub foi a que mais tomei.  Já ia esquecendo… Porco Preto Lager!!!!

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Gostei muito da Ballast Point Sculpin IPA na pressão, Old Rasputin das cervejarias North Coast e Brouwerij de Molen e a Breakfeast  Stout Founders encontradas na loja de cervejas perto de casa.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Pilsner Urquell e Brooklyn Lager.

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
Bebi muitas Stouts e IPAs.

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Cervejas de Brewpubs como Babel, Lagom e Hidden. Excelentes cervejas a preços honestos.

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Já foram votados.

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Para quem toma cerveja em Porto Alegre fica difícil escolher!!! Então segue a lista: Apolinário, BierMarkt Original, BierMarkt Vom Fass, Hidden Brewpub, Lagom Moinhos de Vento, Lagom Bom fim, The Pint… então quando visitar a capital gaúcha já está ai o teu roteiro.

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Hidden Brewpub!

9) Melhor cerveja caseira
Essa pergunta é para perder os amigos. Mas a Oatmeal Stout da Ampola do Alberto Villwock e André Ellwanger e as cervejas do Marcelo Silveira da Cabanas CraftBeers são as que mais chamaram a minha atenção.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Eu realmente fico impressionado com a quantidade de excelentes cervejas que encontramos nos EUA.  Na trave de uma pizzaria da Penn Station em NY é possível tomar IPAs frescas como da Captain Lawrence Brewing Companing (o litro a U$7…quer fazer a conversão?! Pensa em 7 Dilmas o litrão no ponto de venda). Entrando numa liquor house de esquina na Califórnia achamos rótulos como Parabola, Pliny The Elder e Walker Wookey Jack Black Rye IPA.

11) Melhor blog ou site cervejeiro
Prefiro blogs onde o conteúdo venha com informação sem polêmica.

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira
Gosto muito de rótulos, tanto que já decidiram várias das minhas compras. O rótulo conta uma história, como a cerveja. Os melhores, na minha opinião, são onde o ilustrador, designer, publicitário ou artista tem uma relação com o produto ou produtor. Então vou votar em três, cuja pessoa que fez o rótulo é irmão do cervejeiro!

O primeiro é um auto voto. Meu irmão Lucas Santi Pereira Winck levou exatamente 2 anos para criar o conceito da marca Maniba. Foi o primeiro rótulo a dar a volta em toda a garrafa, passando a ideia de continuidade. A pessoa vai girando a garrafa, procurando onde o rótulo começa e onde termina. Há uma disposição geométrica planejada. A ilustração é feita em qualquer mídia; seja usando pincel, caneta, nanquim, fotografia ou desenhando diretamente no computador. Os nomes brincam com os estilos e preferencias ou hobbies pessoais.  O repertório de ilustração é tão vasto que um estilo de cerveja tem várias ilustrações/rótulos diferentes, como é o caso da Red Bloody e seus três rótulos.

Outro exemplo é a irreverencia dos rótulos das cervejas do homebrewer Marcelo D. Silveira da Cabanas Craftbeers criados por sua irmã. A Thairiny Silveira conseguiu também juntar o hobby e personalidade do irmão com a história do estilo das cervejas. Os rótulos vão desde cenas de ondas tubulares a macabras ilustrações como na Pumpkin.

O terceiro exemplo são os já consagrados rótulos da Cervejaria Anner. O irmão do Glauco, o Guilherme Caon, também cervejeiro e fundador da Anner, conta a história da Maria Degolada com uma xilogravura de tirar o fôlego.

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Ultimamente ando tomando muitas Stouts e Portes, em especial Russian Imperial Stouts. Sou fã de carne de porco e quanto mais roots melhor.  Adoro paleta de javali na cama de bacon no forno ou espinhaço (carré) de javali atolado no aipim (mandioca). Após a temporada de pinhão a carne fica especialmente deliciosa. De sobremesa, bacon com chocolate acompanhada com RIS.

14) Melhor evento cervejeiro nacional
O Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, já está consagrado.  Vou voltar em outro, com certeza. Porto Alegre Beer Fest, ocorreu no dia 15 de novembro e teve bandas e gastronomia locais e, o que foi o melhor, um festival feito por cervejarias parceiras onde a atração principal ficou com as cervejas frescas e acessíveis. Foi muito bom.

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
Para mim foi a entrada de mais fornecedores de insumos. Hoje a variedade e frescor nos colocam em equivalência com o resto do mundo, exceto pelo preço. O custo Brasil ainda é o maior fantasma cervejeiro.

16) Melhor fato cervejeiro
Apoio do Sebrae/RS às microcervejarias.

17) Pior fato cervejeiro
A mudança sobre a tributação que se desenha para 2015 e a enxurrada de “investidores” no setor que não fortalecem o mercado.

18) Previsão cervejeira para 2015
Já começou a limpeza do mercado. Cervejarias sem alma e com produtos fracos devem aos poucos ir saindo do mercado.

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
Cerveja artesanal é o produto oriundo de insumos de alta qualidade. A receita vem dos próprios cervejeiros e não do departamento de custos. Ela é feita por pessoas apaixonadas pela bebida, o que se traduz em criatividade e inovação. É uma expressão de arte onde experiências pessoais transformam-se em novas leituras de estilos e sabores.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
Haha… os cervejeiros das fábricas, é claro!!

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
O mercado de cervejas se comporta como outros mercados, aos poucos os picaretas e oportunistas vão ficando pelo caminho. Mas demora…

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?
É muito difícil!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s