Fernanda Meybom Machado

FernandaMeybom

NOME: Fernanda Meybom Machado
IDADE: 35 anos
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: Florianópolis (SC)
FORMAÇÃO: Engenheira Química pela UFSC, sommelier de cervejas pelo Science of Beer Institute e mestre em estilos pelo Siebel Institute of Technology.
ATUAÇÃO NA CERVEJA: Ministro aulas, palestras e cursos na área de cerveja, Professora do curso de pós-graduação cervejeira da Uniasselvi de Blumenau, Consultora de projetos do Science of Beer Institute e colaboradora do Blog All Beers.
BLOG/SITE: http://allbeers.com.br
TWITTER: http://twitter.com/femeybom
FACEBOOK: http://www.facebook.com/femeybom
INSTAGRAM:  http://instagram.com/femeybom

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Maniba Black Metal IPA. Uma cerveja surpreendente, desde o design do rótulo, passando pelos aromas de malte torrado e lúpulo frutado, terminando com um belíssimo amargor no sabor, que vem tanto do lúpulo quanto do malte torrado. Perfeita!

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Green Cow IPA da Cervejaria Seasons, a famosa vaquinha verde. Refrescante e com excelente drinkability. Se pudesse tomaria todo dia.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Bodebrown Hop Weiss. Aromas característicos de uma cerveja de trigo, porém com um toque frutado de lúpulo também, num belo equilíbrio. Eu adoro!

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Double Vienna da Morada Cia Etílica. Aroma e sabor de caramelo que equilibram com um amargor intenso. Fácil beber e apreciar esta bela cerveja.

 3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Evil Twin Imperial Biscotti Break. Uma diversidade de aromas e sabores de maltes torrados, café, chocolate, baunilha, cacau, biscoito, um amargor intenso e alta graduação alcoólica. Enfim, complexa mas bem equilibrada. Uma excelente Russian Imperial Stout.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Ayinger Celebrator. Uma excelente Doppelbock com aromas e sabores de toffee, caramelo, frutas vermelhas e chocolate. Gosto bastante desta cerveja.

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
Acredito que tenha sido IPA e suas variações, Imperial Stout e Belgian Strong Dark Ale.

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Considerando quando quero comprar cerveja tanto em garrafa no supermercado por exemplo, ou em chope num bar, a Schornstein IPA, é uma ótima opção.

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Em 2014 eu não tomei tantos chopes de estilos diferentes quanto eu gostaria no Brasil. Porém, um dos que eu mais tomei foi o Schornstein IPA. Na qual voto novamente.

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
2014 foi o ano de minhas viagens cervejeiras fora do Brasil. Aqui, infelizmente eu não visitei muitos bares. Mas dos poucos que tive oportunidade conhecer eu voto no Empório Alto dos Pinheiros (EAP) em São Paulo.

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Foi no DUM Day em Curitiba, a cerveja Atomga da Bodebrown.

9) Melhor cerveja caseira
Foram as cervejas dos alunos do Curso Cervejeiro 5 da Uniasselvi de Blumenau. Fiquei muito orgulhosa da cerveja que eles fizeram como trabalho de conclusão de curso. Estavam ótimas, sem defeitos e dentro dos estilos propostos.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Difícil essa hein…. Depois de um ano em que visitei Inglaterra, Bélgica, Holanda e Estados Unidos, eu tenho uma lista de cerveja que gostaria que fosse vendida no Brasil. Mas enfim, voto na Bourbon County, em todas as suas versões, da Cervejaria Goose Island de Chicago. Se eu fosse dizer alguma cerveja belga, acho que no fim eu diria, traga logo o país todo (risos).

11) Melhor blog ou site cervejeiro

Não sei se posso votar no All Beers, pois sou colaboradora do blog, mas mesmo antes de escrever lá, eu já admirava o trabalho do Raphael e sempre foi um dos blogs que mais leio. Este ano, o All Beers passou a ser publicado no Estadão também, sinal de que cresceu ainda mais. É informativo, descontraído, simples e objetivo. Além dele, leio também o Brejas, principalmente na busca de informações sobre cervejas e também, o Bebendo Bem do Fabian Ponzi que é informação com diversão. No Viajante Cervejeiro, eu gosto de ler as suas aventuras, saber lugares interessantes para visitar e beber cerveja e claro, me inspirar para próximas viagens. No Blog Cerveja na Mesa fico sabendo dos furos de reportagem no mercado cervejeiro e histórias interessantes e únicas. Dos gringos, os que eu mais leio são o Craft Beer e All About Beer.

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira

Tenho verdadeira admiração pelos rótulos da Cervejaria SpeakEasy. Penso que são tão lindos que tenho dificuldade de jogar as garrafas vazias no lixo. No Brasil, minha adoração fica para a série 3 Lobos da Cervejaria Backer. Igualmente lindos!

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Adoro harmonização entre comida e cerveja, a criação de um novo sabor com a combinação da bebida e comida é uma experiência gastronômica fantástica.  Mas minha combinação favorita mesmo são os bolos de cerveja. É uma paixão! Adoro criar receitas pensando em como destacar as características da cerveja no bolo. Não é apenas incluir a cerveja na receita, mas sim, perceber que tem cerveja na receita, e que os aromas e os sabores dela estão presentes no bolo também.

14) Melhor evento cervejeiro nacional
Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC).

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
Acredito que são as edições especiais de cervejas já consagradas pelos consumidores, como cervejas maturadas em barris de madeira ou com adição de algum condimento. O método em si não é a novidade, mas sim as cervejarias voltarem sua atenção para criar estes tipos de produtos diferenciados.

16) Melhor fato cervejeiro
Premiação de cervejas nacionais em campeonatos internacionais, como por exemplo a conquista das duas medalhas de ouro no World Beer Cup pela Cervejaria Wäls, fato inédito.

17) Pior fato cervejeiro
Realização de eventos cervejeiros com má organização, no qual o único objetivo é obter lucro e não divulgar a cultura cervejeira e a cerveja artesanal.

18) Previsão cervejeira para 2015
Novas cervejas no mercado de estilos diferentes.

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
Cerveja artesanal é uma cerveja com aromas e sabores diferenciados. É mesmo difícil defini-la, pois acredito que não depende somente do tamanho da cervejaria, apesar de normalmente serem associadas a produções restritas e pequenas, mas sim penso que depende mais de como a cerveja é feita e do conceito por trás de cada receita. Geralmente são cervejas de estilos diferenciados e que envolvem alguma tradição, as quais são feitas com grande controle de qualidade durante todo o processo de produção, incluindo também a cuidadosa escolha das matérias-primas. É uma cerveja feita não para agradar paladares de maneira geral, mas sim para agradar os que buscam algo diferente do geral, o incomum.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
Acho que de todas as perguntas, essa é a mais difícil de responder. Pois temos sim pessoas trabalhando pela cerveja brasileira, mas ainda vejo como casos isolados que trazem benefícios ao mercado, porém não de uma forma global, que beneficie todos os segmentos, como produtores, distribuidores, importadores e profissionais da cerveja.

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Acredito que devemos nos envolver mais com a legislação que interfere no mercado cervejeiro. Se queremos mudança precisamos nos envolver mais com quem é responsável por mudar.

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?
Atualmente, não penso em largar meu atual emprego para trabalhar só com cerveja. Pois não me sustentaria só desta maneira, apesar de ser apaixonada por tudo que faço relacionado a cerveja.

Anúncios

Um pensamento sobre “Fernanda Meybom Machado

  1. Pingback: Melhores de 2014 – os votos do blog | Flor de Lúpulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s