Bia Amorim

BiaAmorim

NOME: Bia Amorim
IDADE:  32
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: Ribeirão Preto (SP)
FORMAÇÃO: Hotelaria Águas de São Pedro, Senac 2002; Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação, SP, Senac 2005; Sommelier de cervejas, Doemens, Senac, 2010
ATUAÇÃO NA CERVEJA: Consultora, sommeliére de cervejas, guia etílica de turismo cervejeiro
BLOG/SITE: http://www.porobsequio.com.br , http://www.biersociety.com.br ,  http://www.papodehomem.com.br  (colunista)
TWITTER: http://twitter.com/biasamorim
FACEBOOK: https://www.facebook.com/beatrizsamorim
INSTAGRAM:  http://instagram.com/biasommelier

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil:
Hop Arabica da Morada Cia Etilica.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Invicta/Sixpoint Six O’Clock.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Colorado Áppia.

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Bamberg Rauchbier.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
North Coast Old Rasputin.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Moa Breakfast.

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
Session IPA.

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Eisenbahn.

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Cantillon Rosé de Gambrinus (tomei no Empório Alto dos Pinheiros).

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Empório Alto de Pinheiros. Chegar a SP e ir para o EAP é certeza de matar a saudade dos amigos que sempre estão por lá!

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Empório Biergarten, em Ribeirão Preto (SP).

9) Melhor cerveja caseira
Come on Mila do pessoal da Drink inn de Araçatuba – uma Witbier com camomila!

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Este ano as Dieu Du Ciel chegaram, assim como a Le Trou Du Diable, eram as minhas opções.

11) Melhor blog ou site cervejeiro
All Beers, pela atualização diária de fatos cervejeiros, não perde uma! Mas temos hoje um crescimento muito grande do número de veículos que estão apresentando a cerveja nas redes, tem podcast, tem canais no Youtube, muita coisa legal surgindo!

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira
Ciro Bicudo.

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
São milhares, mas logo que terminei de ler a pergunta me veio à cabeça uma clássica: cheese cake com cervejas Fruit Lambic. Este ano fiz muitas harmonizações com consumidor, é sempre muito interessante observar a reação das pessoas, incrédulas, ao perceberem que cerveja combina sim, e muito, com comida!

14) Melhor evento cervejeiro nacional
Este ano me surpreendeu o Slow Brew Brasil, que aconteceu em Ribeirão Preto. Muito bom ter um evento de qualidade na varanda de casa. O Festival Brasileiro de Cervejas de Blumenau (SC) continua incomparável, é referência para muitos outros eventos que estão crescendo e tomando corpo!

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
Acredito que o pessoal do Social Beers inovou e muito no nosso cenário! O projeto foi muito enriquecedor para os consumidores e cervejarias.

16) Melhor fato cervejeiro
As colaborações entre cervejarias criaram um laço muito bom para o setor e entregaram excelentes cervejas para os consumidores. As cervejarias ciganas uniram muita gente legal para trabalhar a favor da cerveja e da comunidade. A Cervejaria Blondine, de Itupeva, abriu suas portas para receber os ciganos, projetos de fora e se mostrou um ótimo berço.

17) Pior fato cervejeiro
Como sempre, oportunismo de pessoas que não poderiam trabalhar em nenhum setor sem antes levar umas boas palmadas da mãe! Falta, em alguns casos, empatia, compaixão e honestidade. Por parecer um setor fácil de trabalhar, tem gente que mal chegou e acha que pode sair falando, escrevendo e vendendo um produto sem contexto, seja ele qual for. A preocupação com a qualidade daquilo que se serve e se vende precisa ser o ponto alto dos que estão entrando no setor. Achar que seu produto é especial porque tem bom marketing, achar que sabe tudo porque já se formou, achar que é o último biscoito do pacote sem nem ao menos conhecer as pessoas do setor, são faltas graves. Eu vejo o setor de cervejas artesanais como uma comunidade onde trocamos informação, conversamos, discutimos, ouvimos e nos preocupamos,  para daqui a um bom tempo olhar para trás e ver que formamos uma parte importante da história e com qualidade.

18) Previsão cervejeira para 2015
Bons eventos, muitos profissionais vindos de fora para conhecer nosso mercado. Nossa cerveja contando um pouco da nossa história lá fora, criando uma imagem forte dentro do País. Aqui, crescimento com a ajuda das grandes cervejarias, que vão chegar aonde as artesanais ainda não chegaram e criar uma curiosidade positiva.

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
Cerveja artesanal é o produto que nos faz voltar às origens. Deixamos de beber pelo álcool, paramos de gelar ao extremo e conhecemos o que é paladar. Não é só o produto feito “à mão”, é o produto feito com carinho, zelo, por muita ou pouca gente, em uma fábrica fundo de quintal ou em bonitos tanques brilhantes e novos. Para mim a cerveja artesanal usa matéria-prima de primeira, respeita o seu consumidor, pensa em seus colaboradores e visa o bem de forma geral. A cerveja artesanal é aquela que briga pelo justo, mostra que alma é mais importante que rótulo. Cada um prefere um sabor, um aroma, um estilo, a cerveja artesanal é pluralidade, sendo só e nada mais do que cerveja.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
Bob, não sei falar. Como acompanho sempre o setor, difícil falar de um só nome e ser injusta com tantos outros. Muita gente trabalhou, mesmo aqueles que não se dão conta de que estão no setor ou aqueles que nem mesmo oficialmente trabalham, mas garçons, cozinheiros, vendedores, blogueiros, aficionados, cervejeiros caseiros, prático cervejeiros, logística, caminhoneiros,  administrativos, marqueteiros, designers, pedreiros, carpinteiros, arquitetos, taxistas, organizadores de eventos, social mídia, químicos, botequeiros…. tantos foram os profissionais que trabalharam pela cerveja, tantos foram os que compartilharam conhecimento com novos entrantes, quantos foram que lavaram os copos das cervejas bebidas. Que em 2015 muito mais gente trabalhe, muito mais gente seja feliz trabalhando.

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Estar em constante aprendizado ajuda e muito, a ter humildade para saber voltar atrás quando o caminho não é o melhor. Trabalho para servir as pessoas, o resultado é sempre uma base sólida para crescer. Entregar um trabalho bem pensado faz com que o consumidor tenha uma experiência com a cerveja artesanal. Depois que se apresenta o paladar ao consumidor, você muda muito mais do que o hábito de compra dele.

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja artesanal no Brasil?
Sim e não. Ainda estamos em um mercado em que os profissionais chegaram há pouco tempo. A enxurrada de pessoas que vislumbra ganhar dinheiro com cerveja cresce a cada dia. Isso é muito bom, mas precisamos entender que quem paga os salários são os consumidores e a porcentagem de público da cerveja artesanal ainda é muito pequena. Isso precisa ir mudando para que tenhamos um volume de vendas e consumo maior e, aí, mais dinheiro para investimentos e salários. Acredito que é preciso paciência e dedicação, além de, claro, estar sempre pensando em como inovar para garantir o leite das crianças. O setor ainda é bastante grande e precisa ser explorado por completo. Não é só fazer cerveja, não é só vender cerveja e não é só formar profissionais. Quem entrar no mercado precisa olhar e ver quais são os pontos que estão com mais déficit, aí entra no mercado com um pouco mais de folga!

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