David Michelsohn

DavidMichelsohn

NOME: David Michelsohn
IDADE: 38
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: São Paulo (SP)
FORMAÇÃO: Me formei em desenho Industrial e fiz pós em Jornalismo no período a.C. (antes da Cerveja). Depois fiz tecnologia cervejeira no SENAI de Vassouras, Administração dos Negócios da Cerveja na FGV, Mestre em Estilos no ICB e sou o orgulhoso dono do título de Juiz Certificado pelo BJCP.
ATUAÇÃO NA CERVEJA:  Sou o responsável pela Cervejaria Júpiter
BLOG/SITE: http://cervejariajupiter.com.br (em obras, stay tuned)
TWITTER: não possui
FACEBOOK: https://www.facebook.com/dmichelsohn
INSTAGRAM: http://instagram.com/dmichelsohn

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Só contei cervejas produzidas e disponíveis em bares e não apenas em festivais. Meu voto é da Cafuza, pelo cuidado com a qualidade e uso da cadeia fria.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Seasons Green Cow.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Weiss? Cara, acho que se eu tomei uma Weiss em 2014 foi muito.

2) Melhor Lager produzida no Brasil
DUM Karel IV.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Pergunta cruel. Acho que esse ano fico entre a Hanssens e a Rodenbach Vintage 2012, as melhores que eu provei este ano compradas num bar brasileiro.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Já que a Rogue Dirtoir Black Lager não vem mais pra cá meu voto este ano vai para a Ayinger Celebrator (OBS a Rogue voltou já em 2015).

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
Gzuis, desde que larguei o Untappd esse tipo de controle ficou mais difícil. Acho que foi American Pale Ale!

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Em geral as cervejas locais têm melhor relação de custo x benefício por conta de impostos, custo de transporte e principalmente frescor. Beba cerveja local!

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Mais uma perguntinha ruim, são muitas opções! Mas quando chego num bar com muitas torneiras sempre pergunto qual foi o barril que engatou no mesmo dia. Além é claro, de prestigiar a produção do local. É um método certeiro, recomendo a todos tentarem.

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Empório Alto dos Pinheiros.

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Delirium Café SP.

9) Melhor cerveja caseira
Provei várias em sabatinadas da Acerva Paulista, então é difícil dizer. Mas teve uma Session IPA com maracujá do Victor Bonomi que ficou na memoria. Também teve a notável Black Anthrax, mas ao que tudo indica essa vai deixar de ser caseira em breve.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
PQP, fui pra Copenhagen Beer Celebration esse ano e vi umas 70 cervejas que gostaria de ver aqui. Mas vou ficar com a Hunahpu’s Double Barrel da Cigar City pra falar só de uma.

11) Melhor blog ou site cervejeiro
All Beers.

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira
Omnipollo, pelo conjunto da obra.

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Ceviche com Witbier.

14) Melhor evento cervejeiro nacional
Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC).

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
Surgimento das Sours brasileiras.

16) Melhor fato cervejeiro
A nova esperança de união entre os cervejeiros.

17) Pior fato cervejeiro
A eterna desunião entre os cervejeiros. (Soou repetitivo? Pois é mesmo)

18) Previsão cervejeira para 2015
A cena local de SP vai bombar!

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
É aquela feita com objetivo de qualidade acima do ganho financeiro. Um cervejeiro que realmente ama a sua cerveja prefere perder uns trocados do que colocar cerveja de qualidade inferior no mercado.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
Victor P. Marinho. Num ano tão cheio de novidades esse cara assinou tantas receitas incríveis e produziu tantos lotes que não dá nem pra imaginar tempo livre na vida dele!

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Da minha experiência pessoal para a cerveja artesanal? Acho que com o tempo eu aprendi a escutar melhor os outros, ter mais calma para falar, procurar entender o que está motivando as outras pessoas. Isso também funciona muito com empresas.

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?
Hoje em dia é a minha cerveja se sustenta apenas com o meu trabalho! Brincadeiras à parte, eu acho possível, sim. Basta ter um bom plano, muita dedicação e um tanto de paciência.

Deixe um comentário

