Leo Sassen

LeoSassen

NOME: Leo Sassen
IDADE: 46
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: Porto Alegre (RS)
FORMAÇÃO: Diretor de Cinema e Vídeo
ATUAÇÃO NA CERVEJA: Juiz de cerveja BJCP e cervejeiro artesanal
BLOG/SITE: não possui
TWITTER: não possui
FACEBOOK: https://www.facebook.com/leo.sassen.5
INSTAGRAM: não possui

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Muitas cervejas Ales boas estão sendo produzidas no País. Se for permitido votar em uma cerveja feita de forma colaborativa, de uma cervejaria nacional com uma cervejaria estrangeira, meu voto vai para a Victorious Dubbel da Wäls, em parceria com a Anderson Valley . Uma cerveja espetacular, com sabor frutado e ameixas na sua composição – tem tudo que uma Dubbel deve ter e mais um sabor especial de frutas.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Não sou daqueles caras que gostam das IPAs rasgando em amargor com aquele gramíneo que parece remédio. Gosto das IPAs mais aromáticas com amargor balanceado. Meu voto vai para a IPA da Babel, tomada no The Pint Brewpub e feita pelo mestre Humberto Fröhlich. Uma IPA muito aromática, bem balanceada, nem parece que tem tanto lúpulo.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Sou um amante das Weissbier, sem dúvida meu voto vai para a Weizenbock da Coruja, uma das melhores que já tomei no mundo. Sempre falei para o Mica e o Rafa da Cervejaria Coruja do potencial desta Weizenbock, eles só acreditaram quando ganharam Medalha de Ouro no Mondial de La Bière no Canadá em 2014. Uma perfeita combinação de melanoidinas com o sabor adocicado, frutado e alcoólico de uma Weizenbock que remete a frutas escuras, cravo e banana.

 2) Melhor Lager produzida no Brasil
Continuo achando a Oktoberfest da Eisenbahn a melhor Lager produzida no Brasil. Ela é ótima, maltada na medida certa, suave e complexa. Ainda estou comprando as que restaram nos distribuidores, uma ótima cerveja para o verão e para oferecer aos amigos que estão aprendendo sobre cerveja artesanal.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Difícil esta escolha, são tantas. Vou votar em uma cerveja que não é lançamento, mas que tomei muito este ano. É a Estrella Damm Inedit, uma excelente Witbier que se compara às melhores belgas do estilo, com sabor e aroma de laranja e coentro, muito frutada. Uma cerveja feita em parceria com um dos chefs mais premiado do mundo para harmonizar com alimentos. Ela é boa para harmonizar com peixes e frutos do mar e também acompanha bem comidas mais condimentadas. Está a um preço bem razoável no Brasil.

 4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
A Lager que mais tomei  no ano e que tem um preço bem acessível é a alemã Kaiserdom Kellerbier, uma cerveja com perfil Lager, mas bem maltada, não é filtrada, com dulçor inicial e retrogosto amargo de lúpulos alemães. Um boa cerveja para dar aos amigos que estão conhecendo cervejas especiais e para tomar na beira da praia.

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
Fico entre as Weissbiers e as Witbiers, são minhas prediletas.

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
As cervejas da Eisenbahn têm esta relação custo x qualidade incomparável. São algumas das cervejas artesanais brasileiras com melhor custo, mas de ótima qualidade , a Weizenbock e a 5 anos são minhas prediletas. Mas no verão na beira da praia a Orgânica ou a Kölsch são uma boa pedida.

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Gosto muito das cervejas belgas e o chope da La Trappe Quadrupel tirado no Biermarkt é demais, sempre que vou lá tomo.

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Isso é difícil, este ano visitei diversos bares em Porto Alegre, Blumenau, Belo Horizonte e São Paulo. Porto Alegre  tem muitas opções de ótimos bares/ brewpubs cervejeiros como o: Lagom, Hidden, Biermarkt, Solar Coruja, é bem complicado escolher. Mas meu critério de escolha  foi o bar que mais freqüentei no ano e foi o Apolinário Bar. Ele tem uma carta imensa de cervejas e sempre com novidades das micro e de cervejeiros caseiros, sem dúvida tem a maior quantidade de cervejas locais da cidade. Além da gastronomia estilo slow food ( com produtos diretos do produtor e feitos com ingredientes naturais), possibilitando maravilhosas harmonizações junto com a famosa lasanha de cordeiro e escondidinhos de todos os tipos.

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Apolinário Bar.

9) Melhor cerveja caseira
Agora que o Elenilton Baretta abriu o bar “MF” em Gramado, não posso votar mais nele como no ano passado. Há,Há… Tive a oportunidade de degustar muitas boas cervejas caseiras nos júris de que participei durante o ano, mas como o julgamento é às cegas não sei de quem são. Uma cerveja que destaco foi a Pumpking Ale do Marcelo D. Silveira, uma ótima cerveja sem aquele exagero de abóbora que vi em outras do estilo. E isso que não sou muito fã de Pumpkin, mas esta estava muito boa. Inclusive ganhou o segundo lugar no Concurso Nacional das Acervas realizado na Bahia.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
As cervejas da cervejaria Avery (EUA), me apaixonei por elas em uma viagem. Especialmente a White Rascal, uma Witbier maravilhosa com diversas especiarias e mais álcool que uma Witbier normal.

11) Melhor blog ou site cervejeiro
Tenho de indicar o Cerveja na Mesa do grande Bob Fonseca, que sempre escreve sobre todas as novidades na Veja. Não é para puxar o saco do realizador da pesquisa, mas ele é um jornalista cervejeiro que tem conteúdo e realmente sabe do que está falando.

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira
Não foi lançado este ano, mas gosto muito do estilo de rótulo da Cerveja do Amor da Bodebrown, este estilo tipo pinturas renascentistas ficou ótimo no rótulo da cerveja.

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Gosto muito de brincar em harmonizações de sobremesas com cervejas Stout de Chocolate que têm aparecido mais no mercado ultimamente. Gosto bastante da Baden Baden Chocolate e Dado Bier de chocolate, mas como são difíceis de encontrar, acabo usando mais a Young’s Double Chocolate Stout. Com sorvete de creme fica muito bom, mas o melhor é harmonizar com Cheese Cake do Apolinário Bar ou a Apfelstrudel do Biermarkt.

14) Melhor evento cervejeiro nacional
Fui a diversos bons eventos cervejeiros este ano, como Porto Alegre Beer Fest (RS), o Belgian Beer Weekend (RJ), South Beer Cup (MG), Encontro Nacional das Acervas (BA), sem contar os eventos estaduais  da AcervA Gaúcha. Mas o Festival da Cerveja de Blumenau continua sendo o que tem mais qualidade e variedade de cervejarias. Muita cerveja boa, ótima estrutura e excelente diversidade. Uma pena que sem participação dos cervejeiros caseiros.

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
A criação da primeira cerveja brasileira com ingredientes 100% nacionais. Esta idéia foi feita por um grupo de cervejeiros gaúchos que juntou malte e lúpulo plantado no RS e fermento isolado de plantas da serra gaúcha para fazer este experimento. Quem quiser ver mais sobre isso, tem um vídeo que postei no Youtube. Cervejeiros participantes: Eduardo Boger, Evandro Janovik, Glauco Caon, Leo Sassen, Luís Balbinot, Marcelo Terres, Pedro Joel, Sylvio Marmora e Tiago Genehr.

16) Melhor fato cervejeiro
Muitas microcervejarias fazendo receitas de cervejeiros caseiros. Isso gera profissionalismo e aumenta a possibilidade de cervejas diferentes entrarem no mercado.

17) Pior fato cervejeiro
Vejo cada vez mais vejo cervejeiros caseiros, com menos de um ano de prática e cerveja cheia de problemas, colocando um rótulo bonito e tentando vender sua cerveja em bares. Isto também acontece com cervejarias iniciantes. Deste jeito, o consumidor vai comprar uma cerveja de mais de R$20, vai achar ruim e dizer que cerveja artesanal é tudo porcaria. Não é assim que se constrói um mercado.

18) Previsão cervejeira para 2015
Acho que o número de microcervejarias vai aumentar bastante e a qualidade das cervejas também. Diversos cervejeiros caseiros  estão tentando se profissionalizar. O público consumidor da cerveja artesanal também vai aumentar e isso vai fazer o mercado crescer.

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
Cerveja produzida com puro malte, sem o uso de aditivos (milho, arroz) e química para acelerar o processo de produção, onde a qualidade e o sabor vem em primeiro lugar.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014
O Jorge Gitzler, ele foi incansável. Representando a Associação Brasileira de Microcervejarias nas viagens para Brasília, ele esteve tentando convencer nossos parlamentares a diminuir a carga tributária do setor.

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Muitas vezes na minha vida tive de superar o medo e saber gerenciar o risco, principalmente como praticante de esportes de aventura. Eu tinha de confiar muito no equipamento, na minha habilidade e conhecimento. Para um cervejeiro caseiro que quer ter sua microcervejaria não é diferente, ele terá de superar o medo para abrir um negócio incerto e cheio de riscos, pegar conhecimento e confiar nas suas habilidades para fazer cervejas boas.

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?
Acho que sim, mas é bem complicado, a alta carga tributária dificulta bastante e leva para a informalidade e sonegação de impostos, o que não é bom para o mercado. Enquanto não for uma atividade justa para todos os lados vai ser difícil de sustentar. Tem muita microcervejaria surgindo, muitos cervejeiros caseiros têm o sonho de ter sua cervejaria, mas é complicado se manter só no “amor à cerveja”. Eles terão de ter estudo, avaliar bem o negócio e saber gerenciar o risco, porque um investimento em uma cervejaria não é barato. Não é vender o carro e abrir uma microcervejaria, tem gente que ainda pensa assim, mas no decorrer do caminho eles verão que é preciso bem mais do que isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s