Tiago Dardeau

TiagoDardeau

NOME: Tiago Cabral Dardeau
IDADE: 35
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: Rio de Janeiro (RJ)
FORMAÇÃO: Pedagogo, mestre em Educação. cervejeiro caseiro, fundador da ACervA Carioca e sócio da Confraria do Marquês.
ATUAÇÃO NA CERVEJA: Através da Confraria do Marquês (junto com 4 sócios), promovo cursos de produção de cerveja caseira desde 2005, cursos pelo método BIAB (brew in a bag), venda de kits para produção de cerveja, degustações, harmonizações e consultoria para receitas comerciais.
BLOG/SITE:  http://www.confrariadomarques.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/confrariamarques

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Volúpia, Belgian Dark Strong Ale com blueberry, da Mistura Clássica. Receita da minha irmã, Eduarda Dardeau, e do Ricardo Rosa, desenvolvida para a Copa do mundo.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Vertigem, da Mistura Clássica.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Fraga Weiss.

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Bierland Vienna.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Tripel Karmeliet.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Schneider Aventinus TAP 6.

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
India Pale Ale.

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Sem dúvida, a Therezópolis Jade! A cervejaria vem refinando suas receitas pelas mãos talentosas do cervejeiro Gabriel Di Martino e a Jade é uma representante desse processo. Uma IPA equilibrada, com excelente drinkability e que pode ser encontrada em alguns supermercados e lojas especializadas cariocas a R$ 8,90 a garrafa de 600 ml. Uma revolução no mercado!

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Hopium (parceria da Confraria do Marquês e Diego Baião).

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Meu voto vai para o Penedon Brewpub! O amigo Sergio Buzzi conseguiu romper com as cervejas de massa e construiu sua microcervejaria dentro do restaurante Parrilla Penedo. Não bastasse o desafio de abrir um brewpub numa pequena cidade do Estado do Rio, o ambiente é muito agradável e as cervejas são excelentes!

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Botto Bar.

9) Melhor cerveja caseira
Munich Helles, do meu sócio e parceiro Ivan Azevedo.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Firestone Stickee Monkee Vintage.

11) Melhor blog ou site cervejeiro
Brejas.

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira.
Morada Double Vienna.

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Cerveja e queijo! Em 2014 descobri os queijos artesanais brasileiros e promovi algumas harmonizações com as cervejas artesanais. As diversas possibilidades de harmonização promovem experiências gustativas incríveis! Acredito que o queijo artesanal brasileiro será o novo boom do mercado da gastronomia. O queijo é a nova cerveja!

14) Melhor evento cervejeiro nacional
Mondial de la Bière, no Rio de Janeiro.

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014?
A cervejaria Jeffrey (RJ) vem realizando um trabalho inovador que busca integrar cerveja, gastronomia e cultura. Até hoje só tem um único produto, a Jeffrey Niña (receita da Confraria do Marquês) e, mesmo assim, conseguem realizar uma série de eventos em torno da marca. Exposições de arte, parcerias gastronômicas e harmonizações são algumas das iniciativas que acontecem na Jeffrey Store (Leblon – Rio de Janeiro), uma espécie de loja conceito da fábrica que tem uma mini cozinha para 140 litros e 4 fermentadores de 250 litros. A novidade cervejeira que destaco dentre as iniciativas da marca são os “ciclos criativos”, uma experiência que reúne um convidado externo (já foram os chefes de cozinha Pedro de Artagão e Thomas Troisgros), um cervejeiro parceiro (eu e Mauro já participamos) e os donos da cervejaria, para pensar receitas criativas. Uma experiência despreocupada com o mercado e que permite um desenvolvimento de cervejas autênticas!

16) Melhor fato cervejeiro
O fortalecimento das ACervAs.

17) Pior fato cervejeiro
As derrotas políticas no que diz respeito aos impostos praticados.

18) Previsão cervejeira para 2015
Acredito que 2015 ainda será um ano de ampliação do mercado de cervejas artesanais no Brasil. Não necessariamente de inovação. Consumidores atentos buscarão mais informação e engolirão menos marketing.

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
Cerveja artesanal é aquela que não utiliza aditivos para baratear custos; que respeita o tempo de trabalho das leveduras; que tem o trabalho e a alma de um cervejeiro por trás; que valoriza os processos criativos, a história e a cultura da cerveja.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
Sempre prefiro a ideia de equipe, pois entendo que nesse campo ninguém trabalha sozinho. Nesse sentido, meu voto vai para a diretoria da ACervA Carioca, que realizou um trabalho fantástico esse ano, com cursos técnicos e eventos que fortaleceram ainda mais nossa pioneira associação. Mas respeitando a pergunta, elejo minha presidente, Luciane Tavares, como representante principal dessa equipe. Cervejeira guerreira, competente e agregadora!

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Tenho a experiência de processos de trabalho mais horizontais e democráticos. Transportando esse formato para o campo das cervejas artesanais, acredito que a ideia de cooperativismo me parece um bom caminho a ser explorado pelos cervejeiros que buscam empreender.

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja artesanal no Brasil?
Não me sinto capaz de responder, já que esse não é o meu caso. Existem várias formas de trabalhar com cerveja artesanal.  Hoje tenho uma renda a partir do meu trabalho com cerveja que ainda não me permite viver só de cerveja, mas penso que essa já é uma realidade de alguns empreendedores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s