Luan Ferre

LuanFerre

NOME: Luan Felipe Ferre
IDADE: 25
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: São Paulo (SP)
FORMAÇÃO: Graduado em Administração de Empresas
ATUAÇÃO NA CERVEJA: Sommelier de cerveja e juiz BJCP
BLOG/SITE: não informou
TWITTER: não informou
FACEBOOK: não informou
INSTAGRAM: não informou

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
STP Cafuza Imperial India Black Ale. Desde a primeira produção caseira, eu tinha certeza de que a Cafuza seria algo fora da curva. Muito lúpulo, torrado, corpo e, acima de tudo, equilíbrio. Ter essa cerveja em larga escala é algo fantástico.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Extra Fancy IPA da Tupiniquim. Tomei on tap em Porto Alegre e algumas vezes em garrafa, é uma IPA muito redonda.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Eu gosto muito da Dama, acho uma Weiss saborosa e leve.

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Esse ano vou de Bamberg Rauchbier. Percebi que sempre que ela está disponível eu a escolho para “abrir os trabalhos”, é uma ótima cerveja.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Struise Black Albert. Descobri essa cerveja um tempo atrás e ela vem se tornando a minha Imperial Stout favorita. Forte, complexa e equilibrada.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Repito meu voto do último ano, Brooklyn Lager. Sempre tenho ela na minha geladeira, e agora é em latão!

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
De acordo com nosso amigo Untappd, IPA.

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Eisenbahn. Em alguns mercados em São Paulo você encontra as garrafas por R$5, e é uma cerveja muito boa para o dia a dia.

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Meu voto vai para o melhor chope que você pode comprar um barril para a festa na sua casa, e nesse quesito meus amigos de Campinas da Landel são campeões. Ótimos chopes e custo benefício excelente.

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Passei 4 meses desse ano em Porto Alegre e, religiosamente, ia toda semana no Lagom Moinhos de Vento. A casa é ótima, comida excelente, cerveja local de boa qualidade e preço bom. Se estivesse um local assim em São Paulo ficaria muito feliz.

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Repito o voto, Lagom!

9) Melhor cerveja caseira
Das cervejas que eu experimentei fiquei surpreso com as de dois conhecidos meus, Nicholas Ruiz e Guilherme Belintani, da PewPew. São rapazes novos e que fazem coisas muito boas, fiquem de olho neles.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Essa é fácil, Goose Island Bourbon County Stout. Esse ano tive a oportunidade de tomá-la on tap e foi surreal. Se chegar no Brasil um dia levarei caixas e caixas…

11) Melhor blog ou site cervejeiro
Na minha opinião o All Beers ainda mantém a coroa de melhor portal de informações sobre cerveja do Brasil.

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira
Acho interessante o minimalismo da Omnipollo.

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Pra mim as cervejas de estilo belga são ótimas para massas ou risotos. Costumo usar algumas especiais da Brooklyn, como a Local 1 ou 2 e a Sorachi Ace, com esses pratos e é sempre uma boa experiência.

14) Melhor evento cervejeiro nacional
Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC). Fui esse ano e voltarei sempre que puder. É o melhor em todos os quesitos: espaço, cervejarias, novas cervejas, preço, organização. E vale a pena conhecer a cidade de Blumenau.

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
Sou fã de cervejas Sours e Wood and Barrel Aged, e ver as cervejarias criando coisas nessas vertentes é ótimo. Mostra primeiro a maturidade de quem consome e alimenta boas esperanças para o futuro.

16) Melhor fato cervejeiro
Não houve um fato isolado que eu destacaria, mas a evolução do cenário como um todo foi bem legal.

17) Pior fato cervejeiro
A quantidade de picuinhas criadas ao longo do ano, na maioria das vezes por pessoas que querem aparecer mais que seu trabalho. Essa chatice criada no mercado é um dos fatores que mais me incomoda.

18) Previsão cervejeira para 2015
As previsões apontam um ano pouco estável economicamente, eu prevejo um crescimento mais modesto nas importações e criações por aqui, mas mesmo assim será um bom ano.

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
A melhor definição que resume cerveja artesanal pra mim é: “Cerveja feita pela cabeça do mestre cervejeiro, não pelo gerente de marketing.”

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
A pessoa “jurídica” que acredito ter colaborado muito para a cerveja essa ano foi o Instituto da Cerveja, dos amigos e professores Estácio, Alfredo e Kátia. Os cursos de aprimoramento, palestras com grandes nomes e principalmente o Campeonato Brasileiro de Sommeliers foram ótimas iniciativas. Formando grandes profissionais teremos um mercado muito mais maduro e preparado.

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Nenhuma…rs

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?
Creio que sim, pois muita gente o faz. Eu, particularmente, escolhi me manter no lado consumidor, pois não vislumbrei muitas perspectivas de ganhos ao menos semelhantes à minha carreira atual. Portanto, pra mim, trabalhar nesse mercado não se mostrou muito vantajoso.

Deixe um comentário

