Kadu Mendes

KaduMendes

NOME: Kadu Mendes
IDADE: 26
CIDADE E ESTADO EM QUE VIVE: São Paulo (SP)
FORMAÇÃO: Formado em Marketing e mídias digitais / sommelier de cervejas pela ABS
ATUAÇÃO NA CERVEJA: Jornalista e dono do blog Brejada.com, também Intermediador de negócios cervejeiros; gerente de vendas da Cervejaria Bier Hoff em SP.
BLOG/SITE: http://brejada.com
TWITTER: https://twitter.com/Brejada
FACEBOOK: https://www.facebook.com/brejada
INSTAGRAM: http://instagram.com/brejada/

***

1) Melhor Ale produzida no Brasil
Esta foi uma escolha fácil por já ser fã desta cerveja desde a panela; mesmo tendo de ser adaptada para a fábrica, ficou muito próxima de sua versão caseira, A STP Cafuza é sem dúvida uma das melhores cervejas que já tomei em toda minha vida cervejeira, merece com certeza ser a melhor Ale de 2014.

1a) Melhor IPA produzida no Brasil
Tivemos ótimas IPAs este ano, mas a que mais me agradou e me surpreendeu positivamente foi a Lost in Translation da Tupiniquim, em parceria com a Evil Twin. É uma Brett IPA , feita em uma cervejaria nova, executada com maestria e participação de um cervejeiro que respeito muito, Jeppe Jarnit-Bjergsø. O aroma é impressionante, sua citricidade me agradou muito em conjunto da complexidade do bretta – além, é claro, de um grande mérito técnico de fazer uma cerveja com Brettanomyces.

1b) Melhor Weissbier produzida no Brasil
Confesso que ultimamente a regularidade com que tomo derivadas do estilo Weizen diminuiu, mas uma em especial considero hoje a melhor Weiss do Brasil, a Karavelle Weiss. Primeiro por causa de sua evolução ao longo do tempo – a receita foi muito bem acertada e teve arestas aparadas, com certeza em um belo trabalho do Patrick (Bannwarth, cervejeiro da Karavelle), e outra porque conseguiu equilibrar drinkability, ésteres, carbonatação e o corpo da forma que acho ideal em uma German Weizen.

2) Melhor Lager produzida no Brasil
Felizmente em 2014 tivemos um crescimento do número de boas Lagers sendo produzidas no Brasil. Para mim no ano passado a Dum fez um ótimo trabalho com a Jan Kubis, e neste ano se superou novamente criando a Karel IV, uma Lager que testou o limites de uma Lager, unindo uma bela carga de lúpulo e álcool a uma drinkability surpreendente para uma pancada dessas.

3) Melhor Ale estrangeira à venda no Brasil
Esta foi uma escolha difícil, pois duas cervejas da mesma cervejaria me surpreenderam muito este ano. A canadense Dieu Du Ciel teve vários rótulos sensacionais aqui no Brasil, mas a Péché Mortel e a Moralité são realmente fora do comum. Como há muito tempo não víamos uma IPA tão surpreendente como esta, voto na Moralité como melhor Ale importada vendida no Brasil.

4) Melhor Lager estrangeira à venda no Brasil
Commerzienrat Riegele Privat. Apesar de sempre buscarmos inovações na forma de fazer cerveja, às vezes o que nos mais encanta  é o simples e o clássico, assim como um belo arroz com feijão. E foi isto que ela me proporcionou: perfeita tecnicamente, muito leve e saborosa, é tudo que se pode esperar de uma Lager bem feita e para tomar sem parar.

5) Qual estilo de cerveja você mais bebeu no ano?
Com a quantidade de calor que fez este ano, com certeza APA foi o estilo que mais bebi. Principalmente a Júpiter APA.

6) Qual cerveja tem a melhor relação custo x qualidade no mercado brasileiro?
Na minha opinião, a Schornstein IPA conseguiu trazer qualidade e preço final aos cervejeiros, uma boa experiência por um preço bem justo.

7) Melhor chope (nacional ou estrangeiro) à venda no Brasil
Pensei em várias opções, mas um não quis sair da minha cabeça,  sempre que vou tomar um chope ele é uma boa opção, portanto para mim ainda hoje a Dum Petroleum é o melhor chope a venda no Brasil.

8) Melhor bar/brewpub cervejeiro nacional
Apesar de haver vários lugares muitos bons para se beber, somente um lugar me faz sentir em casa, o Empório Alto dos Pinheiros. Tem um atendimento impecável e o melhor, sempre encontramos cervejeiros de todo o Brasil e até mesmo de fora, além dos amigos cervejeiros que sempre estão por lá. Por isso continua sendo o melhor bar/empório no Brasil.

8a) Em que local você tomou o chope mais bem tirado em 2014?
Delirium Café SP.

9) Melhor cerveja caseira
Galáxia Nebulosa. Cerveja caseira de Daniel Carpinetti que me surpreendeu bastante, uma India Black Ale com muita presença, equilíbrio entre o torrado e o lupulado, álcool bem inserido e nenhum defeito técnico. Gostaria de ver esta cerveja em uma produção cigana futuramente.

10) Melhor cerveja que ainda não chegou ao Brasil
Gostaria bastante que chegasse por aqui uma blonde sour da Belga Hof Ten Dormaal, a Zure Van Tildonk. Quem sabe em breve ela não sai desta lista e parece por aqui.

11) Melhor blog ou site cervejeiro
Mesmo quem tem um blog cervejeiro também pesquisa e procura sobre assuntos cervejeiros, e por coincidência, todas as vezes em que precisei buscar algo, foi no blog  Boteco e Cerveja que sempre achei o que precisava. Ele possui boa escrita e ótimas fotos em seus artigos; para mim tem sido o melhor por atender tanto ao público leigo quanto a quem procura curiosidades sobre história e detalhes não encontrados normalmente em outros blogs do gênero.

12) Melhor design de rótulo de cerveja, nacional, importada ou caseira
Dieu du Cieu Moralité. Não foi somente a cerveja que me agradou, mas também achei o rótulo dela sensacional, uma mistura de obra de arte com misticismo que me instigou. Teria facilmente um quadro do rótulo em minha sala.

13) Qual sua combinação favorita de cerveja e comida?
Russian Imperial Stout com queijo gorgonzola.

14) Melhor evento cervejeiro nacional
IPA Day, principalmente pela organização – não faltou chope até praticamente acabar o evento, todo mundo se divertiu, bons shows de música sem ser muito alta, como na maioria do eventos. Parabéns à Academia de Ideias Cervejeiras por este grande evento.

15) Qual foi a maior novidade cervejeira de 2014 (receita, cervejaria ou técnica)?
O nascimento da cervejaria com conceito pirata Weird Barrel com certeza foi uma grande novidade cervejeira em 2014. Além do belo apelo de marketing, eles incorporaram em suas receitas o conceito e criaram cervejas bem interessantes como a Naughty Grog,uma India Black Ale envelhecida em barril de rum.

16) Melhor fato cervejeiro
Para mim o melhor fato foi que o interesse sobre as cervejas artesanais cresceu tanto que até mesmo grandes produtores como a Ambev, Brasil Kirin etc resolveram investir cada vez mais neste segmento. Mostra que a cultura vai chegar cada vez mais longe, até mesmo onde antes era somente território de cervejas de massa.

17) Pior fato cervejeiro
Sem sombra de dúvidas  a notícia da mudança tributária para cervejarias no Brasil foi o pior fato de 2014 e com certeza será o pior fato de 2015 também.

18) Previsão cervejeira para 2015
Depois desta mudança tributária, minhas previsões ficaram meio nebulosas e tudo ficou meio incerto. Acredito que, infelizmente, alguns pequenos produtores terão muitas dificuldades com esta mudança e alguns irão até fechar, mas acredito também que o interesse da cerveja artesanal está forte, tende a crescer e não poderá ser contido apenas com este empecilho. Novas alianças com certeza serão criadas e novas ideias surgirão para que todos cresçam em conjunto e prosperem em 2015.

19) Para você, o que é cerveja artesanal?
Para mim o conceito cerveja artesanal independe de tamanho da produção, se é produzida em fábrica ou em uma panela, e sim como ela foi pensada para ser produzida. Na minha opnião uma cerveja, para ser artesanal, tem que ser projetada sem visar lucro em primeiro plano, sem priorizar gastar menos com ingredientes e insumos e sim com o único pensamento de fazer a melhor cerveja dentro da proposta que você decidiu dar vida. Em resumo toda cerveja que foi feita com amor a cerveja e em busca da perfeição.

20) Quem foi a pessoa que mais trabalhou pela cerveja brasileira em 2014?
Na minha opinião foi o cervejeiro Victor Marinho. Ele tem participado ativamente em muitos projetos cervejeiros que, também por mérito dele, têm sido um sucesso. Tem apoiado cervejarias ciganas, não é a toa que a própria Mikkeller o escolheu para ser o cervejeiro de suas receitas aqui no Brasil. Humilde e competente, tem sido responsável por uma grande melhora no mercado artesanal no Brasil.

21) Que experiência própria, profissional ou pessoal, você acha que poderia ser aplicada à cerveja artesanal?
Duas coisas que atuar como profissional de marketing me ensinaram que podemos aplicar à cerveja artesanal – e as aplico sempre:  a primeira é só é lembrado quem é visto”. Meu blog mesmo é um exemplo de que estar sempre presente nos lugares e eventos cervejeiros ajuda bastante para quem quer se engajar no meio, aprender e ter sucesso no mundo cervejeiro. A segunda é “não se faz nada sozinho”: podemos até fazer algo bem sozinhos, mas sempre existe alguém que faz melhor ou que pode te ajudar a fazer melhor. Ter bons contatos também pode facilitar muito sua vida, e afinal o mercado cervejeiro pode ser grande, mas todo mundo se conhece e, em geral, temos o espírito de que em conjunto construímos e difundimos a cultura cervejeira no Brasil.

22) É possível se sustentar trabalhando apenas com cerveja no Brasil?
Acho que este é o grande desafio de todos que entram para este mundo. Apesar de ser muito difícil, acho que hoje é possível sobreviver de cerveja, mas realmente para se sustentar ainda há um caminho a se percorrer. Todos que hoje trabalham com cerveja, acredito eu, trabalham porque amam este universo, pois se colocarem no papel, as chances de desistir são grandes. É preciso ainda muito amadurecimento e reconhecimento às profissões cervejeiras e profissionais do ramo, que muitas vezes não são valorizados e remunerados,  precisando assim buscar alternativas para não abandonar totalmente este caminho que decidiram trilhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s